Itaú anuncia nova identidade visual

O principal banco privado do Brasil revelou recentemente uma nova identidade de marca

Itaú anuncia nova identidade visual

O Itaú, o principal banco privado do Brasil, revelou recentemente uma nova identidade de marca, marcando o início das comemorações do centenário da instituição e destacando seu legado e visão de futuro.

A iniciativa envolveu 22 meses de trabalho, mais de 70 estudos de cores, cerca de 100 análises tipográficas e inúmeras avaliações de logotipos, reexaminando forma, cor, fontes, grafismos e expressões.

A nova logomarca substitui aquela em uso desde 1973, trocando o fundo azul pelo laranja, cor pela qual o banco já era identificado. O azul permanecerá nos segmentos Uniclass e Personnalitté, enquanto um tom mais escuro de azul será usado para o Itaú BBA e o Private. O banco adotou o slogan “feito de futuro”.

A estratégia de rebranding não está vinculada apenas à celebração do centenário, mas faz parte de uma estratégia mais ampla para manter o banco em sintonia com seu público, fortalecendo sua liderança de mercado.

“Precisamos encontrar o momento certo para que esse projeto acontecesse”, comentou Eduardo Tracanella, diretor de marketing do banco, durante o evento de lançamento.

De acordo com o estudo BrandZ Brasil 2021/22, realizado pela consultoria Kantar, o Itaú Unibanco continua sendo a marca mais valiosa do país, atingindo um valor de marca de US$ 8 bilhões em 2021. Para a Kantar, o Itaú destaca-se em uma categoria altamente competitiva ao atualizar constantemente os serviços oferecidos e ao adotar uma linguagem mais informal e próxima ao público.

Vale a pena conferir a página de Fábio Haag, type designer com mais de 17 anos de experiência, ex-Diretor de Criação em um dos maiores estúdios globais sediados em Londres, sobre o trabalho que conduziu no rebranding da marca do banco.

Vinicius Debian
About Author

Vinicius Debian

Cofundador & Chief Digital Officer da Bigtrade S/A, Fundador da brandtech NEIL e da plataforma Faça Parte do Futuro. Defensor do design - e de uma vida - simples e funcional, sempre! Trabalhando com design, tecnologia e inovação desde 1998.