As lições de Jobs e Paul Rand sobre como desenvolver uma marca

As lições por trás da criação da marca da NeXT

As lições de Jobs e Paul Rand sobre como desenvolver uma marca

Após deixar a Apple, Steve Jobs (1995-2011) fundou a NeXT Inc. Nesse período, contratou o designer gráfico Paul Rand (1914 -1996) para desenvolver a identidade visual da nova empresa.

A obsessão de Steve Jobs por um símbolo forte pode ter sido influenciada por sua experiência na criação da logomarca da Apple. A icônica maçã sempre foi um símbolo poderoso e inconfundível, representando o nome da própria empresa. Para ele, era fácil para o público estabelecer a conexão sem gastar muito tempo ou dinheiro. Essa ideia foi reiterada pelo designer da Apple, Rob Janoff, que destacou que Steve não lhe deu nada além do próprio nome. Janoff criou o contorno da maçã e adicionou a mordida para evitar qualquer confusão com uma cereja.

Jobs mencionou em uma entrevista de 1993 que, embora não soubesse muito sobre Rand, ficou impressionado com seu trabalho, especialmente com o logotipo “extremamente poderoso e emocional” do Eye-Bee-M da IBM. Com base nisso, o fundador da Apple decidiu que não queria contratar nenhum outro designer além de Paul Rand para desenvolver o conceito da marca da NeXT.

Em 1981, a IBM solicitou a Paul Rand que criasse um pôster para promover seu novo lema “THINK”. Sua resposta foi o agora icônico Eye-Bee-M, onde imagens de um olho e uma abelha substituem o “I” e o “B”, com o “M” de 13 barras claramente associando-o à empresa e ao logotipo

Jobs sabia que o respeitado designer modernista não costumava trabalhar com startups, preferindo empresas conceituadas como a própria IBM. Jobs entendia que não era uma questão de dinheiro, pois poderia facilmente pagar os US$100 mil que Rand cobrava por seu trabalho. Na verdade, sua decisão estava relacionada ao seu primeiro princípio de design: “Um logotipo obtém significado da qualidade do que ele representa, e não o contrário”.

Conta a história que Jobs perguntou a Rand se ele poderia sugerir várias opções para o logotipo da empresa. A resposta do designer foi enfática: “Não, resolverei seu problema e você me pagará. Não é necessário utilizar a solução. Se precisar de opções, contrate outra pessoa, não eu”.

Rand tinha a reputação de exercer grande influência sobre seus clientes. Ele criou um branding book de 100 páginas para ajudar Steve Jobs a entender todo o processo de design oculto por trás da identidade da NeXT. O livro de apresentação foi uma tática útil para Rand, pois ele convencia seus clientes de que as ideias propostas eram a única e mais oportuna solução.

Branding Book de 100 páginas criado por Paul Rand para o logotipo da NeXT. O material guiava o leitor, passo a passo, pelo processo conceitual até o resultado final

Rand mudou a ortografia da empresa para NeXT, dando ao “e” minúsculo significado novo: excelência, experiência, excepcional ou emoção. Incluindo educação que era seu mercado alvo.

Logo da NeXT desenvolvido por Paul Rand (Foto: Wiki Commons)

O logotipo da NeXT pode não ser um clássico, mas o estilo de apresentação é.

Jules Vega
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Jules Vega

Especialista em Marketing e Branding, apaixonada pela história e prlo propósito por trás de cada marca