A mudança da marca do Twitter foi um erro. Entenda o porquê

Os riscos e implicações do rebranding

A mudança da marca do Twitter foi um erro. Entenda o porquê

A mudança da marca do Twitter para “X” pode ser considerada um erro enorme, um ato extremo e de alto risco para a empresa. 

Mas por quê?

Ao renomear a marca, o Twitter perde o valor consolidado associado à sua identidade, reconhecida pelo mercado ao longo de mais de 15 anos. O valor da marca do Twitter foi estimado em cerca de US$ 4 bilhões, de acordo com a empresa de consultoria em avaliação de marcas Brand Finance. 

Fica claro, diante destes numeros, que a mudança promovida por Elon Musk não apenas representa um golpe financeiro, mas também priva a empresa de um diferencial valioso construído ao longo do tempo, que superava, inclusive, as suas receitas anuais.

“Levou mais de 15 anos para conquistar tanto patrimônio em todo o mundo, então perder o Twitter como nome de marca é um golpe financeiro significativo”, disse Steve Susi, diretor de comunicação de marca da Siegel & Gale a Bloomberg.

A perda do ícone do pássaro, do nome e da cor azul compromete também a competitividade e o lastro visual da rede social. A necessidade de diferenciação no mundo atual, onde a atenção dos consumidores é disputada por diferentes aplicativos, corrobora com essa constatação.

Além disso, a mudança retira da marca sua expressão verbal e a associação cultural conquistada ao longo do tempo, como os verbos “tuíte” e “retuíte”, e que desempenharam um papel relevante na comunicação moderna.

A transição para “X” exigirá reconstruir esse apelo cultural e consenso linguístico do zero, o que pode soar estranho. Imagine, “Vou fazer um X sobre determinado assunto” ou “Fulano de tal acabou de fazer um X”. Parece esquisito, não?!

É relevante destacar que a rede social já perdeu 71,5% de seu valor de mercado desde a aquisição por Elon Musk em outubro de 2022.  Essa desvalorização é atribuída a atitudes radicais de Musk, segundo a opinião de analistas.

Mudanças como essa demandam uma avaliação cuidadosa e não devem ser guiadas apenas por um ato de rebeldia ou vaidade. A verdade fundamental é que uma marca é inseparável do negócio, e ambas devem ser consideradas de forma estratégica, sempre.

Jules Vega
About Author

Jules Vega

Especialista em Marketing e Branding, apaixonada pela história e prlo propósito por trás de cada marca