174 views 4 mins 0 comments

Richard Fuller e a contribuição para o mundo do design

In Vanguardistas
março 01, 2023
O futurista considerava o termo "descobrir" mais importante do que "criar"

Muito à frente de seu tempo, Fuller enxergava a tecnologia e o design como ferramentas essenciais para “fazer o mundo funcionar para todos”. Ele revolucionou a indústria do design com suas soluções radicais para moradias populares, transporte e educação.

O futurista e escritor científico Arthur C. Clark dizia que Richard Fuller deveria, um dia, ser canonizado como o primeiro “Santo Engenheiro” da história. Seu maior desafio era descobrir o que um só homem poderia fazer para beneficiar a humanidade.

Pensador, inventor, arquiteto, professor, filósofo, poeta, cientista, futurista, para citar apenas alguns dos seus muitos atributos. Reconhecido como um “cientista de design antecipatório abrangente”, Richard Buckminster Fuller (1895 — 1983) foi, no entender de muitos, o Leonardo da Vinci do Século XX.  

Tentando resolver a “crise de ignorância” que ele acreditava que os humanos sofriam, Fuller viveu focado em provar o poder de atuação de um único indivíduo de acordo com este propósito.

“Fazendo mais com menos”

O primeiro filho de Fuller foi uma menina, nascida durante a Primeira Guerra Mundial. Pouco depois de seu nascimento, ela contraiu meningite espinhal e paralisia infantil, resultando em sua morte antes de completar quatro anos.

Impactado pela a morte prematura de sua filha, Fuller ficou obcecado em encontrar as verdades fundamentais do universo e depois aplicá-las ao design para sustentar a vida humana. No entanto, para encontrar as respostas para esses problemas do mundo, seria importante pensar em soluções que tivessem a capacidade de prover para todos.

E assim, ele chegou a conclusão que isso só seria possível a partir da economia de recursos. Esta abordagem deu origem a sua teoria de design antecipatório, tendo como premissa central a ideia de se fazer mais com menos.

A “Ciência do Design Antecipatório Abrangente” exige o máximo de eficiência com o menor custo social e ecológico. Ser “abrangente”, no conceito de Bucky significava ter uma direção muito bem definida.

As ideias de Fuller eram aceitas por diferentes pensadores, dentre elas Joanna Macy, PhD, ativista ambiental, autora e estudiosa da teoria geral dos sistemas e ecologia profunda.

Segundo ela, “A força motriz necessária para mover uma sociedade de um sistema de organização para outro está no encontro entre os desafios externos e a ampliação da consciência humana. Esse é o momento em que nos encontramos. As separações ecológica, social e espiritual pressionam a emergência de um novo estado de consciência capaz de cuidar das causas desses sintomas“.

Usando uma abordagem abrangente de resolução de problemas, Fuller construiu a casa Dymaxion. Uma casa modular relativamente barata e fácil de produzir em massa, ambientalmente eficiente e transportável. A casa Dymaxion foi a expressão máxima das ideias de Fuller.

Seção da casa Dymaxion ilustrando a estratégia técnica empregada – Crédito da imagem: Wikimedia Commons

Com mais de 30 livros publicados e 28 patentes, Richard Buckminster Fuller inquestionavelmente revolucionou o futuro do mundo do design. Ele continua a inspirar a nossa humanidade até os dias atuais.

Avatar
/ Published posts: 29

Editorial Faça Parte do Futuro