5339 views 2 mins 0 comments

Tim Maia e a sua efervecente fase racional

In O que escutar
janeiro 01, 2023
Um dos mais aclamados trabalhos do cantor e compositor foi gravado em 1975

O álbum “Tim Maia Racional – Vol. 1” é, sem dúvida, uma das obras musicais mais cultuadas da música brasileira. A história por trás dessa obra prima começou quando Tim folheou o livro “Universo em Desencanto”, na casa do compositor Tibério Gaspar, em 1975.

Tim Maia ficou obcecado pelas ideias do autor, Manoel Jacintho Coelho, que falava sobre seres extraterrestres e “a volta do ser humano para o seu mundo de origem, o mundo racional”.

Durante essa fase, ele parou de beber e de usar drogas, passou a se vestir só de branco e a pregar nas ruas os conceitos da Cultura Racional, reunidos no livro “Universo em Desencanto”, publicado em 1982. A obra aborda a existência de um outro planeta, de onde nós, seres humanos, teríamos surgido.

Os álbuns Tim Maia Racional 1 e 2, de 1975, são baseados nas ideias de Manoel, “O Grão Mestre Varonil”, como ele mesmo anunciava em uma de suas canções.

“Foi a melhor fase de Tim como cantor – porque ficou um ano sem fumar, sem beber e sem tomar drogas, a voz nunca esteve tão limpa e pura”, comentou Nelson Motta – jornalista, produtor e amigo do cantor.

Quando rompeu com a religião, passou a acusar seus condutores de serem charlatães e ordenou a retirada dos discos de circulação (as poucas cópias que existiam ficaram restritas ao circuito de sebos, a preços estratosféricos).

Após grande espera, os álbuns foram disponibilizados na plataforma digital Spotify em 2019.

Que todo fanatismo é ruim, nós sabemos. Mas a busca por algo maior ajudou, de certa forma, na construção de um dos maiores legados da soul music brasileira.

Valeu Tim! “No caminho do bem”, sempre!

Avatar
/ Published posts: 29

Editorial Faça Parte do Futuro