182 views 3 mins 0 comments

Jorge Ben e o seu samba-rock místico dançante

In O que escutar
fevereiro 06, 2023
Vale muito a pena conhecer e ouvir a poesia hermética de Ben

O álbum “A Tábua de Esmeralda”, do Jorge Ben, lançado em 1974, é reconhecido como uma obra primorosa, com grandes referências místicas a serem deliciosamente desvendadas não só por quem gosta de uma boa música, mas também por aqueles que seguem em busca de respostas a todas as questões relacionadas a nossa existência.

O disco vai muito além das canções mais conhecidas, como “Os Alquimistas Estão Chegando” e “Menina mulher da pele preta”. Quer ver? Então vamos lá!

A faixa “O homem da gravata florida” é uma homenagem a Paracelso – um dos alquimistas mais importantes do século XV-XVI, considerado por muitos como o pai da homeopatia e conhecido, em uma referência direta a letra, por utilizar uma echarpe graciosamente colorida.

“Hermes Trismegisto e a sua celeste Tábua de Esmeralda” apresenta a seus ouvintes os princípios da filosofia hermética presentes na Tábua de Esmeralda, um tratado concebido pelo faraó egípcio Hermes Trismegisto com o objetivo de explicar o funcionamento de todo o universo.

“O Namorado da Viúva” faz referência a Nicolas Flamel, um francês que só conseguiu dedicar-se à alquimia depois de casar-se com uma viúva riquíssima e desejada, mas muito temida pelo falecimento de seus dois anteriores maridos. Flamel é considerado o maior alquimista de todos os tempos, sendo o responsável pela criação da lendária pedra filosofal.

Em “Errare humanum est”, Jorge Ben conecta Santo Agostinho aos Deuses Astronautas, um livro escrito por Erich von Däniken e que reflete sobre a possibilidade da nossa origem estar vinculada, de alguma forma, a visita de extraterrestres. Já a influência do patrono da ordem religiosa agostiniana está relacionada ao nome da faixa em questão: A frase do título, de forma completa seria “Errare humanum est. Perseverare autem diabolicum”, que em português significa “Errar é Humano, permanecer no erro é diabólico”.

Por essas e outras, e pela excelente mistura de samba-rock com soul e funk, é que ninguém pode deixar de curtir as 12 músicas que fazem parte deste incrível álbum.

Salve Jorge, Viva o Ben!

Avatar
/ Published posts: 29

Editorial Faça Parte do Futuro