102 views 53 secs 0 comments

‘My Sweet Lord’, a unidade pela qual o universo está vinculado

In O que escutar
janeiro 15, 2023
George Harrison foi e será o eterno guitarrista dos Beatles

Existem algumas experiências únicas na vida que nos influenciam, e que acabam nos transformando para sempre. O despertar espiritual de George Harrison após a visita dos Beatles a Rishikesh, na Índia, em 1967, pode ter sido um destes momentos. O eterno guitarrista dos Beatles buscava naquela época um propósito maior na vida quando se encontrou com Maharishi Mahesh Yogi.

George começou a escrever a música em dezembro de 1969, enquanto estava na Dinamarca, com os colegas músicos Eric Clapton e Billy Preston.

Nota-se na música um belo esforço de Harrison em tentar diminuir todas as barreiras religiosas e humanas, e que são fundamentalmente fronteiras mentais que separam, por exemplo, cristãos de judeus, hindus de muçulmanos e assim por diante. Ele fez isso alternando, durante a música, a conhecida frase hebraica e cristã ‘Aleluia’ com a frase hindu Vaishnav ‘Hare Krishna, Hare Rama’.

Assim, o tema espiritual de ‘My Sweet Lord’ ganha força como um clamor pela unidade no qual o universo está vinculado (em contrapartida a este mundo cada vez mais fracionado).

Que a música, a arte e a cultura possam ajudar na unificação de um futuro melhor, eliminando de vez as diferenças pretensiosas que erroneamente vamos criando.

Avatar
/ Published posts: 29

Editorial Faça Parte do Futuro